Atingidos por Garabi e Panambi se mobilizam em Porto Mauá, no RS

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) juntamente com as Pastorais Sociais da Diocese de Santo Ângelo e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, estarão realizando hoje (14), Dia internacional na luta contra as barragens, umato público em defesa dos direitos dos ameaçados e para discutir a política de direitos dos atingidos pelo complexo de Garabi e Panambi. A atividade será no pavilhão da Festa dos Navegantes, com início às 13 horas, no município de Porto Mauá, região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O objetivo da mobilização é cobrar dos governos, brasileiro e argentino, esclarecimento sobre a construção das barragens de Garabi e Panambi, localizadas nos municípios de Garruchos e Alecrim respectivamente, que estão planejadas para o trecho internacional do rio Uruguai. Além de fortalecer a luta pela criação de uma Política de Direitos das Populações Atingidas por Barragens.

De acordo com Lony Del Ricardi, moradora de Porto Mauá, as famílias que vivem à beira do rio apontam que a falta de informação é um dos principais problemas em relação à obra. “Se sair a barragem, parte da nossa cidade será alagada e nem sabemos que condições e políticas de tratamento iremos ter daqui pra frente”, disse ela.

Para Neudicléia de Oliveira, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Rio Grande do Sul, as populações ribeirinhas tem muita carência de informações. “O ato público de hoje reunirá atingidos de toda região e da Argentina. Buscaremos socializar as informações e nos somar às demais mobilizações que irão acontecer em outras regiões por ocasião do Dia internacional de luta contra as barragens”, afirma Neudicléia.

Hoje também esta sendo organizada uma mobilização com a pauta de reivindicação em e Posadas, província argentina de Missiones. As atividades fazem parte da jornada nacional de lutas, contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

Assessoria de Imprensa do MAB:

(54) 3522 1857 e (54)9926-7719