Operários e Camponeses discutem renovação das Concessões do Setor Elétrico em Curitiba e Florianópolis

No próximo dia 14 de março, os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa na campanha “Todos pela Energia”, realizarão um seminário pela “Renovação das Concessões do Setor Elétrico Brasileiro”, no Centro de Convenções do Shopping Estação, em Curitiba no Paraná. O objetivo do evento é debater os aspectos políticos e os desafios do setor elétrico frente a renovação das concessões, que estarão vencendo a partir de 2015.

As concessões que vão vencer representam 23% da capacidade de geração, 74% da transmissão e 33% da distribuição da energia elétrica. A maior parte dos contratos, principalmente de geração, estão sob controle de empresas estatais, como Chesf, Furnas, Eletronorte, Cesp, Cemig e Copel.

Frente a essa situação os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa na campanha “Todos pela Energia”, estão realizando várias ações e em todos os estados para sensibilizar a sociedade e o governo sobre temas sociais, como a necessidade de fortalecer as empresas públicas, a redução no preço das tarifas de energia, o aperfeiçoamento na prestação de serviço para a sociedade, a melhora nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores e a defesa dos direitos dos atingidos por barragens.

Os eventos acontecerão na próxima semana, em várias capitais do país. Em Florianópolis também haverá concentração, que será fortalecida com a constituição do Fórum da Saúde do estado na luta pela saúde pública. Será entregue uma carta para a população dos atingidos por barragens esclarecendo suas reivindicações.

Entre o Movimentos que integram a Plataforma, estão o Movimento dos Atingidos por Barragens, a CUT, FNU, Sinergia de Florianópolis, Sindieletro de Minas Gerais, Senge de Curitiba, e movimentos da Via Campesina, como MPA e MST.

Contatos

Assessoria de Imprensa: (48) 3879-3011