Por uma sociedade mais justa e livre de preconceitos- Somos atingid@s LGBTT

Nesse dia 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente e que marca um episódio ocorrido em 1969 na cidade de Nova Iorque, quando gays, lésbicas e trans, que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência LGBTI, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência, o episódio ficou conhecido como a Rebelião de Stonewall.

O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar as manifestações e o ocorrido. Atualmente, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.

Infelizmente, a perseguição, discriminação e as violências contra pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, real ou percebida não acabou. Os LGBTT do Movimento dos Atingidos por Barragens também se somam essa luta, somos lutadores e lutadoras, e na nossa luta de cores e amores somos transformadores da realidade, e se desafiamos a organizar os LGBTT atingidos para contribuir no projeto popular com diversidade.

Afirmamos que a orientação sexual e a identidade de gênero são atos políticos, e nos desafiamos em nossas lutas a viver sem medo de amar e continuar a lutar pela liberdade, contra todas as formas de exploração e opressão, e pela transformação da sociedade.

Somos atingid@s, somos diversidade, na luta por justiça e uma nova sociedade!
#OrgulhoLGBT