Direitos Humanos

Após mais de um ano, um grupo de integrantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) retornou à região de Altamira para verificar como está a situação dos direitos humanos na região impactada pela hidrelétrica de Belo Monte.

At request of MAB, a group of the National Human Rights Council were in Altamira last week to prove the allegations of rights violations that are occurring with the construction of the Belo Monte hydroelectric plant.

For three days, the board collected many testimonies of people affected, social movements, government agencies and the Norte Energia company, which owns the dam. The mission ended on Wednesday, June 3, with a public hearing in Altamira Convention Center. More than 500 people participated at the auditorium.

A pedido do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), um grupo do Conselho Nacional de Direitos Humanos esteve em Altamira durante esta semana para comprovar as denúncias de violações de direitos ocorridas com a construção da hidrelétrica de Belo Monte.

On April 21st Norte Energia, owner of Belo Monte, caused confusion when used truculence against a resident of the Bomfim street in the neighborhood of Boa Esperança who was making repairs on his his house.
The area is preseen to be ​​the lake of the dam, where families will have to be removed. However, it's not yet guaranteed that they will receive a new home.

The company was represented in this action by an employee presented as João Batista, a private guard and a military police officer, according to residents.

Na tarde de ontem (21/04) a Norte Energia, dona de Belo Monte, causou confusão ao tentar impedir com truculência que um morador da rua Bomfim, no Bairro Boa Esperança (Altamira-PA), reformasse um pequeno barraco.

O local está na área prevista para o lago da hidrelétrica, de onde as famílias terão de ser removidas. Os moradores de lá, no entanto, ainda não tem garantia de receber uma nova casa.

A empresa esteve representada nessa ação por um funcionário apresentado como João Batista, um guarda particular e um policial militar, de acordo com os moradores.

Durante lançamento do Relatório de Direitos Humanos, a Rede Social homenageou a Cáritas, o Movimento Passe Livre (MPL) e o MAB como exemplos de experiências de luta pelos direitos humanos no Brasil em 2013

"Eles foram torturados dentro do alojamento”, denunciou advogado de trabalhadores demitidos pelo consórcio construtor após tumulto

Alberto Lopes do Nascimento e os irmãos José Rodrigues Moreira e Lindonjonson Silva Rocha, acusados pelo assassinato do casal de trabalhadores rurais José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, vão a juri popular a partir de amanhã (3) no Fórum de Marabá (PA). Eles negam o crime.

Durante a tarde de ontem (04), militantes do MAB participaram de uma solenidade com a presidenta Dilma às margens da barragem de Acauã, no município de Itatuba. Na solenidade, as lideranças do Movimento entregaram à presidenta uma carta  com documentos anexos cobrando do Estado brasileiro a dívida histórica das 2 mil famílias que há 10 anos foram expulsas de suas terras para dar lugar à barragem de Acauã.